Reiki

reiki.jpg

A palavra REIKI, de origem japonesa, pode ser traduzida como “energia universal” e usa-se para nomear de forma sintética o Método de Cura de Usui para a Melhoria do Corpo e da Mente.

 

O Reiki é uma técnica de cura natural, na qual o terapeuta utiliza a energia vital universal, que capta e transmite à pessoa que está a receber a terapia. Ou seja, quem transmite Reiki atua como um canal através do qual a energia universal passa para chegar a quem a recebe.

 

É pela ação da energia, que passa através das mãos do terapeuta, que é reposto o fluxo natural da energia que existe no corpo da pessoa que está a ser tratada e se dissolvem os bloqueios energéticos que impedem a energia de circular saudavelmente. Desta forma, a energia universal reequilibra a energia pessoal, ou, dito de outro modo, Reiki repõe o equilíbrio energético do organismo. 

 

O Reiki traz enormes benefícios a todos os níveis, sem qualquer risco para a saúde ou efeitos secundários de qualquer espécie. Ao repôr o equilíbrio da energia vital, a atuação do Reiki faz-se sentir a vários níveis. A energia estimula os processos naturais de auto-cura e regeneração do organismo, sendo uma boa prática para o tratamento e manutenção da saúde física e psicológica. Verifica-se que, além de poder proporcionar o tratamento de problemas físicos, praticar Reiki em si mesmo, ou recebê-lo de outra pessoa, também pode ajudar a nível emocional e espiritual, trazendo integração e ordem à vida, permitindo uma amplificação da consciência e abrindo caminho à concretização de novas oportunidades.

 

A técnica baseia-se na imposição das mãos. Numa sessão completa o indivíduo permanece deitado na maca e o terapeuta vai emanando a energia ao longo do corpo do receptor, desde a cabeça até chegar aos pés, em zonas específicas, de modo a que a energia que é transmitida possa atuar sobre os diversos centros energéticos do corpo (habitualmente chamados chacras). 

 

O Reiki é de natureza espiritual, mas não religiosa, ele não tem nem ensina nenhum dogma e seus praticantes não precisam acreditar em nada para aprender a usá-lo ou recebê-lo. Em fato, Reiki não depende de crença, fé ou religiosidade para fazer efeito.