Florais de Bach

O que são Florais de Bach?

 

Florais de Bach é o conjunto de 38 remédios ou essências Florais; estudados e elaborados por Dr. Edward Bach, entre os anos 20 e 30 do século passado. Bach foi um famoso médico, homeopata, bacteriologista e patologista da Inglaterra.

 

princípio básico da terapia diz que: "a doença é o resultado de um desequilíbrio emocional que altera o campo energético das pessoas.

Se o desequilíbrio emocional persistir, acabará por provocar alterações no corpo físico."

Em seus estudos, Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada tratamento. 

 

Para que servem os Florais?

 

O objetivo dos Florais de Bach ou da terapia floral é buscar o equilíbrio das emoções do paciente por meio da identificação do estado emocional que o afastou de si próprio, sua essência. Ao identificar essas emoções, escolhemos os Florais necessários para mudar esses  padrões. Durante o tratamento é possível sentir alívio, ver novos pontos de vistas antes não vistos, ter aceitação, tranquilidade, coragem, auto-estima elevada, confiança e segurança. Também promove a diminuição do estresse, depressão, medo, solidão, angústia e muitos outros sentimentos desagradáveis.

 

Dr. Bach acreditava que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis: uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada permitirão ao corpo e mente encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural. 

 

Organização Mundial de Saúde (OMS) que assim se pronuncia: “Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (florais) está amplamente distribuído pelo mundo em pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”. Fonte: (H.A.W. Forbes, Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Tradicional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization - WHO, 1983).

 

Quem pode fazer uso de Florais?

 

Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até pessoas bastante idosas. Animais e plantas também podem fazer uso dos florais. 

 

Florais são medicamentos? 

 

Não. É preciso entender a definição entre medicamento e remédio.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos “são substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medicamentos industriais), que devem seguir determinações legais de segurança, eficácia e qualidade”. Isso quer dizer que os medicamentos são compostos por substâncias que possuem eficácia comprovada cientificamente e que passaram por um rigoroso controle técnico.

 

Remédio é todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar. Aqui estão os Florais de Bach. Outros exemplos de remédios: banho quente ou massagem para diminuir as tensões, chazinho caseiro e repouso em caso de resfriado. Por isso um Floral pode ser preparado por um profissional habilitado fora das farmácias de manipulação.

 

Além do mais os florais são feitos apenas com a parte energética e vibracional das flores. São extremamente naturais e não apresentam nenhum efeito colateral, nem provocam overdose.

 

Florais são remédios homeopáticos?

 

Não. A Medicina Homeopática e a Terapia Floral são semelhantes em um ponto: trabalham com medicamentos energéticos. 

Os remédios florais foram classificados principalmente segundo a Lei da Assinatura, que prevê sua ação de acordo com a forma e características de vida, comparando-as com os problemas emocionais vividos pelas pessoas. Na Homeopatia, baseada na lei da Similitude,  tanto os sintomas emocionais quanto os físicos, além das alterações corporais, são fundamentais na proposta terapêutica, enquanto na

 

Terapia Floral os sintomas emocionais constituem o foco para a escolha dos remédios.

Além do mais, a forma de preparo é complemente diferente. Os homeopáticos são classificados como medicamentos e só podem ser prescritos por médicos, veterinários, dentistas e farmacêuticos e são vendidos exclusivamente em farmácias e drogarias.

 

 

Como funciona a terapia?

 

A terapia consiste em uma consulta presencial, com duração média de 1h, para ter conhecimento das emoções que são incômodas e como isso refete em na vida, no  corpo e no meio em que a pessoa vive. Essa etapa é muito importante, para que a pessoa tome conhecimento do que lhe causa o sofrimento e assim, poder promover mudanças em relação à isso. Após identificado os estados emocionais negativos o terapeuta escolhe a essência Floral mais adequada para promover o alívio. O Floral é preparado em consulta e entregue para ser tomado. Em uma consulta, é preparado o Floral necessário e que terá uma duração média de 25 dias. Essa consulta dá o direito a um retorno em um prazo de 30 dias para avaliação dos resultados. A quantidade de consultas necessárias depende de uma série de fatores e apenas o terapeuta poderá avaliar cada caso.

 

Como escolher o Floral ideal?

 

Cada uma de suas 38 essências está associada a uma emoção humana básica. Para cada emoção conflitante, escolhemos um Floral com a vibração oposta, para promover o equilíbrio. Mimulus, por exemplo, representa o tipo de emoção sentida quando estamos ansiosos ou com medo de algo em particular. Tomar esse floral pode ajudar a ultrapassar o medo e a encontrar a coragem necessária para enfrentar esse medo específico.

 

De que é feito um Floral?

 

Cada frasco de floral é preparado, em geral, com 7 ml de brandy (conhaque de boa qualidade, que ajuda a conservar a essência floral) e 23 ml de água mineral sem gás. Podem ser usadas, no máximo, sete essências em cada frasco. Depois de pronto, o floral é guardado em vidros de cor âmbar (também para garantir uma melhor conservação). Se o paciente por acaso não puder tomar álcool nem em dose baixíssima, a fórmula também pode ser feita com vinagre de maçã.

 

Qual o papel do terapeuta na escolha do Floral?

 

O trabalho do terapeuta é buscar a causa do que gerou o desequilíbrio na pessoa, analisar e identificar as emoções e sentimentos incômodos  que a pessoa está vivenciando. Para isso, são feitas perguntas e reflexões durante uma conversa, que deve sempre ser agradável para a pessoa.

Dr. Bach afirmava: “realizar o tratamento da pessoa e não da doençada causa ao invés do efeito – do todo e não das partes”. Ele dizia: "O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar".

Além de identificar a emoção em desequilibrio, o terapeuta promove o ato de Curar dentro da pessoa, dando a ele a clareza do que está acontecendo e suporte para que faça as mudanças necessárias. A cura começa quando se toma consciência daquilo que afeta. Entende-se por cura, o processo de autoconhecimento e de descoberta do porque sofremos e qual foi a causa do desequilíbrio. O terapeuta indica o caminho e dá apoio, mas também é necessário força de vontade e ação para que os resultados sejam mais satisfatórios. 

 

Posso usar Florais com outros métodos terapêuticos? (médico, medicamentoso, psicológico, etc.)

 

Sim. Não há qualquer restrição quanto a isso. A Terapia Floral é uma terapia complementar e outros tipos de tratamentos podem somar e trazer ótimos resultados.

 

Atenção: A Terapia Floral não dispensa, nem substitui seu tratamento médico ou psicológico. 

 

Sobre a terapeuta:

 

Dra. Melissa Basto Miranda

 

  • Graduada em Farmácia com ênfase em Fármacos e Medicamentos,
  • Pós-graduada em Homeopatia pela Escola Paulista de Homeopatia,
  • Pós Graduada em Farmácia Magistral pelo Instituto Racine,
  • Pós Graduada em Medicina Tradicional Chinesa pelo CBES,
  • Pós-Graduanda em Práticas Integrativas e Complementares em saúde Humana pela Unicsul
  • Pós Graduanda em Medicina Chinesa pela EBRAMEC,
  • Certificações em diversos sistemas de cura: Auriculoterapia, Cristais Radiônicos, Florais de Bach, Florais de Saint Germain, Magnifield Healing, Cura Quântica Estelar, Mesa Radiônica Quântica, Baralho Cigano e Cristais.
  • Mestra em Reiki Tradicional Usui.
  • Acupunturista e terapeuta
  • Ministra os cursos de Reiki nível 1, 2 e 3 com mestrado, Aromaterapia, Florais de Bach e Cristais.

 

 

Valor:

Consulta: R$ 120,00

Com direito a retorno em 30 dias e 1 frasco de Floral personalizado.

 

Agendamento:

 

As sessões devem ser agendadas previamente, de segunda à sexta, das 14h às 21h.

Preencha o formulário abaixo, com a data e horário de sua preferência para sua sessão.
Retornaremos confirmando a disponibilidade para a data e horários escolhidos.