Protocolo de Segurança  para aulas de Yoga - COVID- 19

Diante o período de Pandemia do Covid-19, devemos seguir os protocolos sanitários vigentes, sempre visando a segurança e o bem-estar geral de todos. Em meados de outubro de 2020, a cidade de São Paulo passou para a fase verde do “Plano de Retomada Consciente”, elaborada pelo governo estadual. Só então nessa fase, as atividades físicas em grupo foram liberadas, mas ainda com algumas restrições e recomendações.


Baseado nesses protocolos, elaboramos nosso plano de retomada, que engloba uma série de mudanças e medidas de segurança.

 

Para participar das aulas presenciais, o aluno precisa saber que:

 

1.    Todos os ambientes do estabelecimento já passam e passarão por um processo de desinfecção prévia, inclusive entre as aulas; seguindo as indicações das autoridades sanitárias;
2.    A sala destinada para as aulas, tem janelas amplas para ventilação natural com piso de fácil higienização (porcelanato), para facilitar a limpeza do ambiente. 
3.    Ao lado da sala de aula, há um banheiro que será disponibilizado exclusivamente aos alunos. 
4.    As aulas de Yoga terão capacidade reduzida para apenas 4 alunos por turma, respeitando o distanciamento de pelo menos 1,5m entre cada pessoa.
5.    Ao progredir para outra fase, serão abertos novos horários com aumento da capacidade.
6.    Os praticantes somente poderão frequentar a escola mediante agendamento prévio;
7.    Será necessário trazer seu próprio tapete de yoga ou “mat” e uma toalha de rosto para higiene do suor durante a aula.
8.    Não frequentar o espaço se apresentar sintomas de síndrome gripal (febre, tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória).  Caso apresente esses sintomas, recomendamos realizar o exame  (PCR-RT). O retorno as aulas ocorrerá apenas após 15 dias do primeiro sintoma, caso todos os sintomas tenham findado; ou caso esteja munido do resultado negativo;
9.    Caso o aluno necessite parar as aulas presenciais por ser suspeito de Covid-19, disponibilizaremos as aulas no formato online pelo período restante equivalente à sua mensalidade já paga.
10.    É obrigatório a comunicação sempre que houver sintomas;
11.    Todos que tiverem tido contato pessoal ou convivido no mesmo ambiente com os suspeitos de portarem COVID-19 serão considerados, da mesma forma, suspeitos, ainda que não apresente sintomas;
12.    Se pertencer ao grupo de risco, com idade acima de 60 anos ou outras comorbidades, recomendamos não fazer a prática presencial nesse momento.
13.    Antes de entrar nas dependências do estabelecimento, todos deverão sujeitar-se a medição de temperatura, sendo considerados suspeitos de portarem COVID-19, aqueles que apresentarem febre, (temperatura acima de 37,5ºC);
14.    Tapete sanitizante e álcool em gel serão disponibilizados na entrada do estabelecimento.
15.    O uso contínuo de máscara para todos os envolvidos, com orientações de uso correto e locais de descarte, é obrigatório, em todos os ambientes da escola, inclusive durante a aula;
16.    Na sala de prática não entrar calçado;
17.    Os exercícios respiratórios (pranayamas) não serão realizados nesse período de pandemia. 
18.    É proibido contato físico durante a prática, mesmo que seja para orientação. Não haverá correção física, só verbal;
19.    Recomendamos que o aluno já venha trocado de casa, para evitar utilizar o vestiário (área comum) ou o banheiro (destinado apenas para a higiene e necessidades fisiológicas).
20.    Recomendamos que o aluno traga sua própria garrafa para hidratação de casa.
21.    Não será permitido aglomerações ou permanecer na recepção, sem motivo de força maior, antes ou após a aula.
22.    NÃO haverá reposição das aulas presenciais em caso de falta pelo aluno durante este período de pandemia, devido ao número restrito e preciso de alunos em sala de aula.
23.    Caso o dia de aula caia em um feriado, será disponibilizada uma aula online para essa data.

24.    O horário das aulas não são os mesmos dos pacientes de outras terapias, afim de evitar aglomerações.

Acreditamos que cada um pode contribuir respeitando as normas e assim, minimizar os riscos.

Esse momento é desafiador para todos, mas um dia, com fé, tudo isso irá passar e poderemos nos dar um grande e caloroso abraço!

 

Clique aqui para acessar horários de aulas e outras informações.