Acupuntura

 

Uma área importante da Medicina Chinesa, a acupuntura consiste na estimulação de pontos específicos do corpo com objetivo de atingir um efeito terapêutico ou homeostático. Trata-se de uma terapia reflexa na qual o estímulo nociceptivo dado ao ponto de acupuntura desencadeia respostas em outras áreas do organismo.


A Medicina Tradicional chinesa (MTC),  engloba técnicas de massagem (Tui-Na), exercícios respiratórios (Chi-Gung), orientações nutricionais (ShuShieh) e a farmacopéia chinesa (medicamentos de origem animal, vegetal e mineral).

 

O objetivo central da MTC e, portanto, da acupuntura, é a idéia de equilíbrio, tanto no que se refere às funções orgânicas quanto à relação do corpo com o meio externo. Em outras palavras, a acupuntura preconiza que a saúde é dependente das funções psico-neuroendócrinas, sob influência do código genético e de fatores extrínsecos como nutrição, hábitos de vida, clima, qualidade do ambiente, entre outros.

 

Essa terapia possui uma concepção filosófica holística baseada no Taoísmo e considera que os sistemas orgânicos estão integrados de tal forma que suas propriedades não podem ser reduzidas às suas partes. O todo (do grego hólos) depende da harmonia funcional existente entre seus elementos, numa relação dialética entre particular e universal, morfologia e função, estímulo e controle, onde uma parte não pode ser compreendida a não ser quando relacionada com o todo.

 

Desta forma, podemos dizer, que a Medicina Chinesa visa o indivíduo como um todo e não apenas a parte "adoecida". É preciso compreender o indivíduo em sua totalidade (físico, mental, emocional, relações sociais e meio em que vive) para compreender o padrão em desarmonia.

Para que todos esses dados sejam levantados, é realizado uma detalhada anamnese para então, compreender os padrões e iniciar o tratamento para reequilibrio.

Uma vez os padrões em equilibrio, a saúde se restabelece.


Para que o resultado seja alcançado, podemos utilizar vários recursos terapêuticos, como as agulhas, eletroacupuntura, moxabustão, ventosaterapia, cristais radiônicos, auriculoterapia e massagens.
 

 

O que é possível tratar com a acupuntura?

 

A Acupuntura tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Mas não é só.

 

Uma lista de doenças tratáveis com a Acupuntura foi desenvolvida em junho de 1979 por representantes de 12 países que se encontraram em Pequim, no Seminário Internacional da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre Acupuntura, Moxabustão e Anestesia para Acupuntura. Essa lista baseia-se em experiências clínicas.Nesta lista, as condições, quando especificamente testadas, mostraram resultados promissores em experimentos clínicos publicados.

Entre as doenças, algumas são listadas abaixo:

- Dores musculares
- Dores relacionadas à coluna (cervicalgia, lombalgias, dor ciática)

- Dores nos membros (Dor no ombro, epicondilite, tendinites, bursite, osteoartrose do joelho, etc.)

- Fibromialgia

- Distúrbios circulatórios

- Reumatismo

- Dores de cabeça (cefaléia, enxaqueca)

- Doenças do sistema urinário

- Doenças ginecológicas

- Doenças do sistema gástrico

- Asma, bronquite, urticárias

- Doenças dermatológicas

- Transtornos Psiquiátricos - Estresse, ansiedade, insônia, depressão, bulimia, compulsão por comida, Manifestações psicossomáticas, Enurese noturna, Tabagismo, alcoolismo, dependência química.

- Sistema Nervoso - Paralisia facial periférica, Dor na musculatura da face, Vertigem, zumbido, Síndrome do túnel do carpo, Neuropatia diabética, Seqüelas de AVC (acidente vascular cerebral).

- Obesidade

- Hipertensão

 

Além do tratamento de patologias, a acupuntura é benéfica na prevenção de problemas futuros e para manter o equilibrio energético e de saúde.

 

Nossos diferenciais:

 

  • Nossas consultas são realizadas de forma individual, em sala aconchegante e climatizada, com a duração aproximada de 1h.
  • Zelamos muito pela total atenção ao paciente, dando liberdade à expressão daquilo que o incomoda, unindo a empatia do Ser humano, com as técnicas mais avançadas na área.
  • Possuimos materiais e equipamentos de última geração para melhores resultados.

 

 

Agendamentos

 

As sessões de acupuntura devem ser agendadas previamente, de segunda à sexta, das 14h às 21h.